Palestrantes - Prosa Geográfica 2016

Mirele Viegas da Silvamore_horiz

Mirele Viegas da Silvaclose

Possui graduação em ENGENHARIA CARTOGRÁFICA pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente, atua como Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário ­ Engenheira Cartógrafa/ Chefe ­ Substituta de Cartografia, lotada na Coordenação de Cartografia do INCRA/BA e é Professora Assistente na Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação na Universidade Federal de Pernambuco formada em 2014. Tem experiência na área de Cartografia, Topografia, Geoprocessamento, Cadastro Urbano e Rural, Fotogrametria e Laser Scanner Aerotransportado. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4163210786766960

Vandemberg Salvador de Oliveiramore_horiz

Vandemberg Salvador de Oliveiraclose

DOUTOR em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Sergipe. MESTRE EM AGROECOSSISTEMAS pela Universidade Federal de Sergipe. BACHAREL EM GEOGRAFIA pela UNIPÊ. Tem experiência na área de Geotecnologias aplicadas ao Planejamento, Gestão e Sustentabilidade de Recursos Naturais, com ênfase em Recursos Hídricos, Sensoriamento Remoto e Georreferenciamento utilizando Tecnologia de VANT. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica com VANT, Regularização Fundiária, Georreferenciamento, Gestão e Sustentabilidade Socioambiental. É membro da Interamerican Water Resources Network e da SELPERSociedade de Especialistas LatinoAmericanos em Sensoriamento Remoto. É lider do Grupo de Pesquisa LABGEO Labor em Geotecnologias CNPQ. ExPróReitor de Pesquisa, PósGraduação e Inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e ExPresidente do Fórum Baiano de Próreitores de Pesquisa, Pósgraduação e Inovação.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/0382412108590221

Rodrigo de Freitas Amorimmore_horiz

Rodrigo de Freitas Amorimclose

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Gestão Ambiental Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pernambuco (2015), integrante do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE; auditor interno de Gestão Ambiental (ISO 14.001:2004) pela Bureau Veritas, (2011). Tem experiência na área de Geografia Física e Gestão Ambiental, com ênfase em Geomorfologia do Quaternário, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, climatologia, mudanças ambientais no semiárido do Nordeste do Brasil, estudo de impacto ambiental e análise geossistêmica com emprego de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Ultimamente tem dedicado atenção a discussão do emprego da escala de tempo no estudo geomorfológico, especialmente com o emprego de técnicas de datação absoluta.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9294061567973701

Angélica Aparecida Mauríciomore_horiz

Angélica Aparecida Maurícioclose

Possui graduação em Nutrição pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ciência da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Sensorial e Desenvolvimento de Produto sem Glúten.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/6480255237514064

Artur Caldas Brandãomore_horiz

Artur Caldas Brandãoclose

Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Escola de Engenharia Eletro Mecânica da Bahia (1987), com mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. Atua principalmente nas seguintes áreas: cadastro territorial, geodésia / GNSS, topografia. No periodo de julho/2012 a abril/2015 foi Diretor de Inovação da FAPESB Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2997336893647482

Frederico Fonseca da Silvamore_horiz

Frederico Fonseca da Silvaclose

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1985); PósGraduação (especialização Lato sensu) pelo Instituto Volcani (Israel), em Irrigação e Manejo de Solos (1985/86); PósGraduação (especialização Lato sensu) em Materiais de Irrigação pelo Kibbutz Na'an (Israel) (1986/86); Mestrado em Agronomia pela UEM Universidade Estadual de Maringá (2002); e, Doutorado em Produção Vegetal também pela UEM Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal do Paraná (IFPR), onde desenvolve as suas atividades no Departamento de Agroecologia, ministrando aulas no modelo presencial e a distância (EAD). Atualmente também é Membro da Comissão Assessora do ENADE MEC (desde 2007), para o curso de Tecnologia em Agroindústria, na elaboração de diretrizes e avaliação, através de portaria INEP n. 176, de 14 de junho de 2010 e publicada no Diário Oficial da União de 15 de junho de 2010, seção 2, pag. 21 e 22, para o período de 2010 2013; Membro principal do Comitê Assessor de Irrigação e Manejo de Solos / Fertiirigação, da Fundação Araucária, desde 2012; e, Consultor ad hoc de várias instituições públicas.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4691454480439777

Gustavo Hees de Negreirosmore_horiz

Gustavo Hees de Negreirosclose

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Ph.D. em Ciências Florestais pelo College of Forest Resources University of Washington (2004). Ao fim da graduação trabalhou junto ao Convênio Embrapa Woods Hole Research Center com sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica modelando a hidrologia das florestas Amazônicas para o mapeamento de sua profundidade de enraizamento. Este trabalho o levou ao doutorado em ecologia de fogo com financiamento do Serviço Florestal Americano, NASA e INPE, testando elementos ecológicos na modelagem da flamabilidade das florestas no ecotono Amazônia-Cerrado. Seu trabalho acadêmico o levou a ser chamado para ser, em 1998, o Diretor Acadêmico do programa Amazon Resource Management and Human Ecology da School For International Training (SIT / USA), coordenando o programa e lecionando a estudantes de graduação dos Estados Unidos aqui no Brasil, o que fez até 2014. De 2001 a 2003 foi Diretor do IBECA, instituição antes responsável pelos programas do SIT no Brasil, e hoje substituída pelo World Learning do Brasil do qual foi também diretor geral entre 2010 e 2013. Paralelo ao seu trabalho de pesquisa e ensino, atua junto à sociedade civil na discussão e acompanhamento de impactos ambientais de grandes projetos industriais na região Amazônica. Foi consultor da Ecooideia (2009 a 2012) no desenvolvimento e aplicação de metodologias para valoração das externalidades sociais e ambientais sofridas por comunidades ribeirinhas frente à instalação e operação de um grande projeto mineral. É também um dos diretores da GD Serviços e Consultoria atuando principalmente na coordenação de equipe de avaliação de projetos sócio ambientais financiados pelo Fundo Vale na Amazônia, trabalho que faz desde 2010.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/5896809170477704

Manoel Fernandes de Sousa Netomore_horiz

Manoel Fernandes de Sousa Netoclose

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, história da geografia, geografia política e políticas públicas.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4772486933849646

Rovane Marcos de Françamore_horiz

Rovane Marcos de Françaclose

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia. Atuação em áreas de Topografia com GNSS, Estação Total e Laser Scanner 3D. Colunista mensal da Revista MundoGEO na seção Laser Scanner 3D.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/6209658709582146

Santiago Henrique Anjos Soares Nascimentomore_horiz

Santiago Henrique Anjos Soares Nascimentoclose

Possui graduação Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente cursa o Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Especialização em Geotecnologias Soluções de Inteligência Geográfica e a Especialização em Engenharia de Tráfego. Como consultor atua principalmente nas seguintes áreas: Fotogrametria com Veículos Aéreos não Tripulados (VANT), Cartografia Digital, Desenho Arquitetônico e Topográfico , Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1343030451396512