Palestrantes - GEOBONFIM 2017

Mirele Viegas da Silvamore_horiz

Mirele Viegas da Silvaclose

Possui graduação em ENGENHARIA CARTOGRÁFICA pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente, atua como Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário ­ Engenheira Cartógrafa/ Chefe ­ Substituta de Cartografia, lotada na Coordenação de Cartografia do INCRA/BA e é Professora Assistente na Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação na Universidade Federal de Pernambuco formada em 2014. Tem experiência na área de Cartografia, Topografia, Geoprocessamento, Cadastro Urbano e Rural, Fotogrametria e Laser Scanner Aerotransportado. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4163210786766960

Vandemberg Salvador de Oliveiramore_horiz


Vandemberg Salvador de Oliveiraclose

DOUTOR em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Sergipe. MESTRE EM AGROECOSSISTEMAS pela Universidade Federal de Sergipe. BACHAREL EM GEOGRAFIA pela UNIPÊ. Tem experiência na área de Geotecnologias aplicadas ao Planejamento, Gestão e Sustentabilidade de Recursos Naturais, com ênfase em Recursos Hídricos, Sensoriamento Remoto e Georreferenciamento utilizando Tecnologia de VANT. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica com VANT, Regularização Fundiária, Georreferenciamento, Gestão e Sustentabilidade Socioambiental. É membro da Interamerican Water Resources Network e da SELPERSociedade de Especialistas LatinoAmericanos em Sensoriamento Remoto. É lider do Grupo de Pesquisa LABGEO Labor em Geotecnologias CNPQ. ExPróReitor de Pesquisa, PósGraduação e Inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e ExPresidente do Fórum Baiano de Próreitores de Pesquisa, Pósgraduação e Inovação.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/0382412108590221

Abimael Cereda Júniormore_horiz

Abimael Cereda Júniorclose

Possui graduação em Geografia (Bacharel) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Lecionou em cursos de graduação, bem como atua em pós-graduações latu-sensu e em cursos de curta duração, nas áreas de Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Análise Ambiental, Geomarketing e Agricultura de Precisão. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, fragilidade ambiental, cartografia temática e planejamento urbano e regional. É o Gestor de Educação da Imagem, empresa líder no setor de Geoprocessamento no Brasil.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1042428262927249

Giovani Amiantimore_horiz

Giovani Amianticlose

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é SócioDiretor de Sistemas Aviônicos da empresa XMobots Sistemas Robóticos que encontrase incubada no CIETEC. Tem experiência na área de sistemas aéreos não tripulados com ênfase em homologação de plataformas e sistemas aviônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto Conceitual de VANTs, Projeto de Estabilidade e Desempenho de Plataformas VANT, Sistemas Aviônicos de VANTs, Homologação de plataformas VANTs e de Sistemas Aviônicos de VANTs, Hardware e Software Embarcados de Tempo Real Criticos.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/7893991057457095

Artur Caldas Brandãomore_horiz

Artur Caldas Brandãoclose

Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Escola de Engenharia Eletro Mecânica da Bahia (1987), com mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. Atua principalmente nas seguintes áreas: cadastro territorial, geodésia / GNSS, topografia. No periodo de julho/2012 a abril/2015 foi Diretor de Inovação da FAPESB Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2997336893647482

Frederico Fonseca da Silvamore_horiz

Frederico Fonseca da Silvaclose

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1985); PósGraduação (especialização Lato sensu) pelo Instituto Volcani (Israel), em Irrigação e Manejo de Solos (1985/86); PósGraduação (especialização Lato sensu) em Materiais de Irrigação pelo Kibbutz Na'an (Israel) (1986/86); Mestrado em Agronomia pela UEM Universidade Estadual de Maringá (2002); e, Doutorado em Produção Vegetal também pela UEM Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal do Paraná (IFPR), onde desenvolve as suas atividades no Departamento de Agroecologia, ministrando aulas no modelo presencial e a distância (EAD). Atualmente também é Membro da Comissão Assessora do ENADE MEC (desde 2007), para o curso de Tecnologia em Agroindústria, na elaboração de diretrizes e avaliação, através de portaria INEP n. 176, de 14 de junho de 2010 e publicada no Diário Oficial da União de 15 de junho de 2010, seção 2, pag. 21 e 22, para o período de 2010 2013; Membro principal do Comitê Assessor de Irrigação e Manejo de Solos / Fertiirigação, da Fundação Araucária, desde 2012; e, Consultor ad hoc de várias instituições públicas.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4691454480439777

Rovane Marcos de Françamore_horiz

Rovane Marcos de Françaclose

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia. Atuação em áreas de Topografia com GNSS, Estação Total e Laser Scanner 3D. Colunista mensal da Revista MundoGEO na seção Laser Scanner 3D.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/6209658709582146

Manoel Fernandes de Sousa Netomore_horiz

Manoel Fernandes de Sousa Netoclose

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, história da geografia, geografia política e políticas públicas.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4772486933849646

Eduardo Freitasmore_horiz

Eduardo Freitasclose

Diretor de Operações do Grupo MundoGEO e Coordenador de Cursos e Pesquisas de Mercado do Instituto GEOeduc. Engenheiro Cartógrafo (Universidade Federal do Paraná), Técnico em Edificações (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Especialização em Gestão Estratégica em EAD (Senac-SP), com mais de 20 anos de experiência nos setores de Obras Civis e Geotecnologia, atuando em empresas como Engebanc, Engest, Vertrag, Absoluta, Empresa Júnior de Cartografia da UFPR, entre outras. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional Paraná (ABEC-PR) – Gestão 2013/2015, Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Tradutor/Revisor de 2007 a 2013 do Informativo para América Latina e Caribe da Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI), Tradutor desde 2012 do Informativo do Fórum Ibero-Americano do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC), Tradutor/Revisor desde 2014 do Informativo GeoSUR, Membro entre 2015 e 2016 da Equipe de Tradução/Revisão do software livre QGIS, Membro da Comissão Avaliadora das Jornadas Internacionais do software livre gvSIG. Atua desde 2006 como Gerente de Social Media, Editor das Revistas/Portais MundoGEO & DroneShow e Coordenador da Programação Técnica dos Eventos Presenciais (Seminários, Geo-Hackatons, MundoGEO#Connect & DroneShow) e Online (Webinars, Workshops) da MundoGEO. Liderou a participação da MundoGEO em Projetos de Cooperação Internacional na área de Geomática, envolvendo instituições latino-americanas e europeias. Autor do blog GeoDrops, com artigos publicados nas revistas Scientific American Brasil, GIS Development (agora Geospatial World), entre outras. Criador do primeiro grupo de Mastermind do setor de Geotecnologia (Geomind). Criador da página I See Maps All The Time. Co-Criador da iniciativa Médico do Imóvel. Palestrante em Conferências Nacionais e Internacionais, com apresentações sobre Tendências nos setores de Geotecnologia & Drones, (Geo)Marketing Digital, GeoEmpreendedorismo, Qualificação/Atualização Profissional e temas afins.

Endereço para acessar este CV: